SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Pensamiento/acción freiriano: pistas para una epistemología descolonial que cemente una Ecología Humana contrahegemónicaLa unidad en la diversidad en Paulo Freire: avances para la transformación educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ALVES, Izadora Maleski Serrano  y  OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Educação, Utopia e Paulo Freire. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116596.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16596.048.

A abordagem Educação, Utopia e Paulo Freire deriva de uma pesquisa de Mestrado intitulada Educação, utopia e sonho: contrapontos da Pedagogia Empreendedora. Nela, além das abordagens conceitual e política, realizou-se uma investigação no material didático da Pedagogia Empreendedora de Fernando Dolabela, que foi implementado na Rede Municipal de Ensino de Londrina, Paraná, no ano de 2011. A partir da discussão acerca do empreendedorismo na Educação é que Paulo Freire passou a compor o escopo da discussão e a promover reflexões de tais conceitos. A intenção deste artigo, portanto, é relacionar o período de fala do autor com a atualidade e aproximá-los do debate da educação escolar para, posteriormente, assumir, por meio do trabalho do professor, o compromisso de libertação dos indivíduos alienados. Essa é a Utopia defendida pelo autor, que se constrói pelo compromisso da escola e da sociedade.

Palabras clave : Educação; Utopia; Paulo Freire.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )