SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Educação, Utopia e Paulo FreireFormação permanente freireana na Educação de Jovens e Adultos: reinventando políticas e práticas no município de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BRAGA, Fabiana Marini; MELLO, Roseli Rodrigues de  e  BACHEGA, Denise. A unidade na diversidade em Paulo Freire: avanços para a transformação educacional. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116597.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.15.16597.042.

Neste artigo, relacionamos o conceito de unidade na diversidade, elaborado por Paulo Freire, a atuações educativas que promovem ao mesmo tempo aprendizagem acadêmica e valorização do convívio na diversidade. Inicialmente, apresentamos conceitos-chave desenvolvidos pelo autor em diferentes obras e ressaltamos a sua atualidade. Posteriormente, destacamos o conceito de unidade na diversidade e como ele dá base a Atuações Educativas de Êxito para a Educação de Jovens e Adultos, tendo por base os resultados de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido entre 2014 e 2016. Por fim, destacamos como a teoria e a compreensão que Paulo Freire nos oferece continuam vivas e atuais, principalmente por evidenciarem a história que vem sendo construída por homens e mulheres em prol da humanização e da educação democrática.

Palavras-chave : Unidade na diversidade; Atuações Educativas de Êxito; Humanização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )