SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Formación permanente freireana en la Educación de Jóvenes y Adultos: reinventando políticas y prácticas en el municipio de São PauloLa constitución del ser humano a partir de diversos contextos y experiencias en las infancias: la complejidad de las obras de Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

URBANETZ, Sandra Terezinha  y  BASTOS, Eliana Nunes Maciel. Paulo Freire e a Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116602.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16602.011.

Este artigo teve como objetivo resgatar e refletir como os ensinamentos de Paulo Freire sobre os ideais de uma educação libertadora, dialógica e democrática podem auxiliar a efetivação dos pressupostos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica. Buscou-se discutir os conceitos fundamentais nos estudos Freirianos para a execução de uma educação humanística nos ínterins das escolas contemporâneas, visando à formação omnilateral dos educandos, a fim de que estes possam ser capazes de construir suas sociabilidades como cidadãos autônomos e protagonistas de suas histórias. O legado Freiriano parece extremamente atual em função da realidade que tanto aflige os profissionais da educação brasileira. Dessa forma, o texto discute os pressupostos da educação profissional à luz dos ensinamentos do grande educador brasileiro.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação Profissional; Formação integral.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )