SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Paulo Freire and Technical and Technological Professional EducationThe actuality of Paulo Freire in times of pandemic: weaking dialogues about the challenges of education and teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PELOSO, Franciele Clara  and  PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. A constituição do ser humano a partir de diversos contextos e experiências nas infâncias: a complexidade das obras de Paulo Freire. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116609.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16609.018.

Paulo Freire elaborou uma obra distinta, na qual defendeu múltiplos saberes: científicos, tecnológicos, técnicos, populares, humanitários. Freire é um intelectual infindo que se concentrou em compreender os problemas sociais. Suas obras são consideradas, majoritariamente, pelas suas contribuições à educação de pessoas adultas e, mais especificamente, à educação popular. Todavia, em suas obras, também existem reflexões acerca das crianças e suas infâncias. Assim sendo, este é um ensaio teórico cujo objetivo é discutir e refletir criticamente sobre as preocupações de Freire com a educação das infâncias. Essas análises permitem afirmar que os pressupostos freirianos podem ser recriados nos contextos relativos à educação das infâncias, anunciando outras possibilidades em relação às práticas realizadas com as crianças bem como às concepções das infâncias.

Keywords : Paulo Freire; Crianças; Educação das infâncias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )