SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Paulo Freire y la Educación Profesional Técnica y TecnológicaLa actualidad de Paulo Freire en tiempos de pandemia: tejiendo diálogos sobre los desafíos de la educación y de la práctica docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PELOSO, Franciele Clara  y  PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. A constituição do ser humano a partir de diversos contextos e experiências nas infâncias: a complexidade das obras de Paulo Freire. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116609.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16609.018.

Paulo Freire elaborou uma obra distinta, na qual defendeu múltiplos saberes: científicos, tecnológicos, técnicos, populares, humanitários. Freire é um intelectual infindo que se concentrou em compreender os problemas sociais. Suas obras são consideradas, majoritariamente, pelas suas contribuições à educação de pessoas adultas e, mais especificamente, à educação popular. Todavia, em suas obras, também existem reflexões acerca das crianças e suas infâncias. Assim sendo, este é um ensaio teórico cujo objetivo é discutir e refletir criticamente sobre as preocupações de Freire com a educação das infâncias. Essas análises permitem afirmar que os pressupostos freirianos podem ser recriados nos contextos relativos à educação das infâncias, anunciando outras possibilidades em relação às práticas realizadas com as crianças bem como às concepções das infâncias.

Palabras clave : Paulo Freire; Crianças; Educação das infâncias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )