SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Popular Education and Critical Pedagogy: Freire’s pedagogical principles in the training of Popular Health EducatorsChildhood as the other liberator author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

JACKIW, Elizandra  and  HARACEMIV, Sônia Maria Chaves. Educomunicação e alfabetização midiática: diálogos freireanos na América Latina. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116614.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16614.031.

Este artigo apresenta as contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre mídia e educação e a construção do conceito de Educomunicação. Para tanto, realizou-se um mapeamento das produções científicas sobre o tema na América Latina, com o intuito de levantar os principais fundamentos e autores recorrentes nas publicações analisadas e sua articulação com os pressupostos freireanos no campo da mídia-educação. Foi um estudo qualitativo, cujo percurso metodológico incluiu revisões sistemáticas e integrativas de artigos selecionados no portal de periódicos da Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO) entre os anos de 2011 e 2019. A discussão sinaliza que o campo educomunicativo e sua atuação multidisciplinar surgiu e se consolidou a partir dos pressupostos de Paulo Freire sobre a interface comunicação/educação e se desenvolveu por meio de políticas públicas e práticas escolares que objetivavam a emancipação do sujeito.

Keywords : Paulo Freire; Mídia-educação; Educomunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )