SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Educommunication and media literacy: Freirean dialogues in Latin AmericaCountryside Education as an expression of Paulo Freire’s legacy: educating for freedom in undergraduate courses through the Alternation Pedagogy and the Thematic Study Project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

DJU, Antonio Oliveira  and  MURARO, Darcísio Natal. A infância como o outro libertador. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116618.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16618.019.

Este artigo objetiva analisar a concepção de Outro em Freire para compreender as relações com a infância e com a libertação da opressão. Para isso, levantamos a seguinte questão: que contribuição a concepção de Freire acerca do outro pode dar para compreender a infância e a libertação? O texto segue uma metodologia bibliográfica de caráter qualitativo, cujo aporte é a análise filosófica, como parte de nosso projeto de pesquisa de Mestrado que tem por foco investigativo a questão de Outro e a educação humanizadora. Como referencial teórico base, são utilizadas as obras de Freire: Pedagogia do Oprimido (1987); Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2011). Na proposta de Freire, a infância é um sujeito livre e ativo do processo educativo, que problematiza, dialoga e desperta os adultos de sua dominação e opressão, e gera o processo democrático de transformação do mundo.

Keywords : Outro; Infância; Libertação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )