SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16A infância como o outro libertadorPaulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ALMEIDA, Sara Ferreira de; BARCELOS, Daiane Cenachi  e  GOMES, Danila Ribeiro. Educação do Campo como expressão do legado de Paulo Freire: educar para a liberdade na licenciatura por meio da Pedagogia da Alternância e do Projeto de Estudo Temático. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116624.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16624.016.

A Educação do Campo no Brasil é demanda e resultado da luta política empreendida pelos povos que trabalham e lutam pela terra, como quilombolas, ribeirinhos, povos da floresta, indígenas, camponeses, sem-terra, dentre outros. Sua origem e pressupostos teórico-metodológicos estendem raízes no terreno da Educação Popular formulada no Brasil, tendo na figura de Paulo Freire sua principal referência. No contexto escolar, a Educação do Campo utiliza instrumentos pedagógicos que possibilitam a formação de sujeitos críticos capazes de promover transformações em seus territórios. O presente artigo reflete sobre dois desses instrumentos, a Alternância e o Projeto de Estudo Temático, com foco em resultados de sua articulação na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa. Este estudo evidencia a influência do legado freiriano na formação de professores(as) do campo sob uma perspectiva libertadora.

Palavras-chave : Educação Popular; Pedagogia da Alternância; Licenciatura em Educação do Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )