SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16A Paulo Freire based education in favor of gender equality in contemporary BrazilThe freirian liberation of the subject in Decolonial Transcomplex Mathematical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LIMA, Iranete Maria da Silva; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej  and  SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116683.  Epub Oct 20, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16683.039.

Este artigo é fruto de nossos estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) sobre as contribuições do legado de Paulo Freire para a Educação e a Escola do Campo. O estudo parte da premissa de que suas raízes estão intrinsecamente ligadas à Educação Popular. Para a elaboração deste texto, contamos com um estudo bibliográfico e documental que fundamentou as evidências que apresentamos sobre as contribuições da teoria freireana para a compreensão dos desafios que se impõem à educação e à sociedade brasileira na atualidade. As relações existentes entre a Educação Popular e a Educação do Campo traduzem-se em iniciativas exitosas de formação/escolarização que estão em marcha em face do protagonismo do Movimento da Educação do Campo nos seus 20 anos de existência.

Keywords : Teoria freireana; Educação Popular; Educação do Campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )