SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Por una educación freireana que trabaja contra la desigualdad de género en el Brasil contemporáneoLa liberación freiriana del sujeto en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LIMA, Iranete Maria da Silva; HAGE, Salomão Antônio Mufarrej  y  SOUZA, Dileno Dustan Lucas de. O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do Campo. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116683.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16683.039.

Este artigo é fruto de nossos estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ) sobre as contribuições do legado de Paulo Freire para a Educação e a Escola do Campo. O estudo parte da premissa de que suas raízes estão intrinsecamente ligadas à Educação Popular. Para a elaboração deste texto, contamos com um estudo bibliográfico e documental que fundamentou as evidências que apresentamos sobre as contribuições da teoria freireana para a compreensão dos desafios que se impõem à educação e à sociedade brasileira na atualidade. As relações existentes entre a Educação Popular e a Educação do Campo traduzem-se em iniciativas exitosas de formação/escolarização que estão em marcha em face do protagonismo do Movimento da Educação do Campo nos seus 20 anos de existência.

Palabras clave : Teoria freireana; Educação Popular; Educação do Campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )