SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16El legado de Paulo Freire en marcha en la Educación y en la Escuela RuralPaulo Freire: un pensador desde las favelas en reclamo en el Sur índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RODRIGUEZ, Milagros Elena. A liberação freiriana do sujeito na Educação Matemática Transcomplex Descolonial. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117161.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17161.022.

A Educação Matemática em crise hoje é chamada e exige uma libertação, pois é uma prática opressora e ainda se encontra em um quadro colonizador apesar dos grandes avanços; É urgente libertar o sujeito de sua prática evasiva. Como objetivo complexo, a libertação freiriana do sujeito é analisada em Transcomplex Decolonial Mathematical Education (EMDT); da transmetodologia transcomplex com a desconstrução rizomática como um transmétodo transcomplex na transmodernidade. É transcendido em construções rizomáticas, complexas e transdisciplinares; aprofundando de Paulo Freire a crise da Educação Matemática hoje. Nas conclusões iniciais, na reconstrução sob a consciência de que o legado freiriano estará sempre ali dando boas novas como uma jarra que não se esgota, com uma sabedoria de amor pela vida, com profunda fé nos alunos.

Palabras clave : Libertação Freiriana; Educação matemática; Decolonial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )