SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16O legado de Paulo Freire em marcha na Educação e na Escola do CampoPaulo Freire: um pensador das favelas em demanda no Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RODRIGUEZ, Milagros Elena. A liberação freiriana do sujeito na Educação Matemática Transcomplex Descolonial. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117161.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17161.022.

A Educação Matemática em crise hoje é chamada e exige uma libertação, pois é uma prática opressora e ainda se encontra em um quadro colonizador apesar dos grandes avanços; É urgente libertar o sujeito de sua prática evasiva. Como objetivo complexo, a libertação freiriana do sujeito é analisada em Transcomplex Decolonial Mathematical Education (EMDT); da transmetodologia transcomplex com a desconstrução rizomática como um transmétodo transcomplex na transmodernidade. É transcendido em construções rizomáticas, complexas e transdisciplinares; aprofundando de Paulo Freire a crise da Educação Matemática hoje. Nas conclusões iniciais, na reconstrução sob a consciência de que o legado freiriano estará sempre ali dando boas novas como uma jarra que não se esgota, com uma sabedoria de amor pela vida, com profunda fé nos alunos.

Palavras-chave : Libertação Freiriana; Educação matemática; Decolonial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )