SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La liberación freiriana del sujeto en la Educación Matemática Decolonial TranscomplejaEl legado de Paulo Freire al desarrollo profesional docente para una educación decolonial: el Círculo de Cultura como posibilidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MAESTRE, José Gregorio Lemus. Paulo Freire: um pensador das favelas em demanda no Sul. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117174.  Epub 20-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17174.035.

A investigação faz parte da linha de pesquisa: Integração Comunitária, Pedagogia e Avaliação na formação de profissionais, com o complexo objetivo de analisar a obra de Freire à luz dos gritos do Sul e de algumas soluções para a crise. A partir do transmétodo rizomático transcomplexo, a desconstrução deu lugar à revisão de algumas obras deste ilustre advogado, filósofo e educador, ao mesmo tempo que se desconstruía a crise. Na reconstrução, a convocação de Paulo Freire é absolutamente urgente; a liberdade como questão política para os cidadãos, onde a educação é repensada com o diálogo e a alfabetização política. O compromisso político com a libertação é retomado à luz da libertação da crise da vida, especialmente na Venezuela.

Palabras clave : Paulo Freire; Educação; Liberdade; Humanidade; Política.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )