SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16A liberação freiriana do sujeito na Educação Matemática Transcomplex DescolonialO legado de Paulo Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial: o Círculo de Cultura como possibilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MAESTRE, José Gregorio Lemus. Paulo Freire: um pensador das favelas em demanda no Sul. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2117174.  Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.17174.035.

A investigação faz parte da linha de pesquisa: Integração Comunitária, Pedagogia e Avaliação na formação de profissionais, com o complexo objetivo de analisar a obra de Freire à luz dos gritos do Sul e de algumas soluções para a crise. A partir do transmétodo rizomático transcomplexo, a desconstrução deu lugar à revisão de algumas obras deste ilustre advogado, filósofo e educador, ao mesmo tempo que se desconstruía a crise. Na reconstrução, a convocação de Paulo Freire é absolutamente urgente; a liberdade como questão política para os cidadãos, onde a educação é repensada com o diálogo e a alfabetização política. O compromisso político com a libertação é retomado à luz da libertação da crise da vida, especialmente na Venezuela.

Palavras-chave : Paulo Freire; Educação; Liberdade; Humanidade; Política.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )