SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Paulo Freire: um pensador das favelas em demanda no SulO diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TOMELIN, Nilton Bruno  e  RAUSCH, Rita Buzzi. O legado de Paulo Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial: o Círculo de Cultura como possibilidade. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116429.  Epub 21-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16429.057.

Neste artigo, discute-se o legado de Freire em relação ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial, tomando como referência o Círculo de Cultura. De abordagem qualitativa e teórica, este texto tem Freire como principal teórico e, assim, relaciona suas ideias a de autores que tratam da formação de professores e da decolonialidade, ressignificando-as em uma perspectiva de docência outra. A investigação aborda a decolonialidade como proposta de construção de um futuro outro à profissão docente e aponta para sua proximidade com Freire. Propõe-se um desenvolvimento profissional docente que assuma a pluralidade cultural como fundamento para uma práxis efetivamente decolonial. Discute-se, também, o Círculo de Cultura a partir da reflexividade da prática, destacando-a como possibilidade ao desenvolvimento da consciência crítica e da transformação da ação docente. Em síntese, a pesquisa pretende fortalecer a potência do legado de Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial.

Palavras-chave : Paulo Freire; Decolonialidade; Desenvolvimento profissional docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )