SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Paulo Freire’s legacy to professional teacher development for decolonial education: the Culture Circle as a possibilityThe topicality of Paulo Freire’s thinking to reinvent practices of political education within the scope of popular education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha; LEITE, Luciana Rodrigues  and  LIMA, Maria Socorro Lucena. O diálogo como experiência constituinte na formação inicial do professor de Matemática. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116556.  Epub Oct 21, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16556.052.

Baseado nas premissas freireanas, este trabalho explicita a relevância dialógica na formação inicial docente, sendo resultante de uma experiência desenvolvida no contexto do Estágio Supervisionado com 14 licenciandos do curso de Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Nesta investigação, o diálogo assume a condição de categoria teórica, e os pressupostos metodológicos estão fundamentados na abordagem qualitativa. As reflexões oriundas deste momento dialógico evidenciam a importância do contato de professores em formação com profissionais mais experientes e fortalecem o Estágio Supervisionado como oportunidade de contato com práticas e saberes diversificados, além do conhecimento da complexidade que permeia a escola.

Keywords : Diálogo freireano; Estágio Supervisionado; Formação inicial do professor de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )