SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Dialogue as a constituent experience in the initial training of the Mathematics teacherPaulo Freire in Abya Yala: denunciations and announcements of a decolonial epistemology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PONTUAL, Pedro de Carvalho  and  MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado. A atualidade do pensamento de Paulo Freire para reinventar as práticas de formação política no âmbito da educação popular. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116623.  Epub Oct 21, 2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16623.058.

Este artigo pretende discutir a educação popular no âmbito do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), considerando um de seus pressupostos básicos a formação política. O intuito é mostrar como a presença de Paulo Freire, primeiro presidente do CEAAL, foi fundamental para a formação e a atuação desse grupo ao longo de sua história. Os argumentos fundamentam-se na identificação de categorias freirianas consolidadas na literatura e presentes nos dois mais recentes documentos do CEAAL em 2018 e 2019. Ambos os documentos são produto do coletivo de educadores populares de 21 países da América Latina. Fez-se uma análise léxica simplificada com o software Vayant Tools, a partir da contagem de palavras em cada texto e comparadas aos verbetes de um dicionário sobre a obra freiriana. As seis categorias identificadas contribuem para uma revisão crítica e desafios da formação política hoje na perspectiva da educação popular.

Keywords : Paulo Freire; Educação popular; Formação política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )