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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARMO, Eunápio Dutra do  y  CARMO, Éder Dutra do. A força da palavra dos vulnerabilizados pela desigualdade social: Paulo Freire e comunidades ribeirinhas no Marajó. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116641.  Epub 21-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16641.053.

Este artigo, ambientado nas contribuições de Paulo Freire, analisa as experiências coletivas de comunidades ribeirinhas marajoaras em busca da garantia de direitos. Parte-se da ideia de educação como ato político (FREIRE, 1987, 1992, 1996) e da discussão crítica sobre o modelo de desenvolvimento capitalista-colonial (CASTRO, 2010) para pensar e agir diante do atual quadro de vulnerabilidade social. Metodologicamente, adotou-se a linha de reflexão interdisciplinar dos campos da Educação Popular e da Sociologia que caracteriza a abordagem crítica do artigo. As fontes primárias foram oriundas da valorização da palavra em rodas de conversa, das oficinas sobre organização social e da afirmação da cultura em atividades comunitárias. Os resultados apontam para iniciativas de formação de associação de moradores, qualificação para atividades de geração de renda e o reconhecimento do valor das comunidades ribeirinhas como portadoras de histórias, de potências e de direitos socioterritoriais.

Palabras clave : Comunidades ribeirinhas; Direitos; Organização social.

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