SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16La fuerza de la palabra de los vulnerabilizados por la desigualdad social: Paulo Freire y comunidades ribereñas de MarajóTecnologías digitales y formación permanente del profesorado: ¿continuidad o insurgencias? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

HOLLEBEN, India Mara Aparecida Dalavia de Souza. Paulo Freire e os usos da esperança: um relato de experiência. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116827.  Epub 21-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16827.056.

Neste texto, afirma-se a atualidade das ideias educacionais nos escritos de Paulo Freire em três de suas obras: Pedagogia do oprimido; Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido; e Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos,que são utilizadas como referenciais teóricos para relatar a experiência de ter-se conhecido o educador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 1992. Ao destacar o significado histórico no cenário político daquele momento e do presente, os quais possuem alguns aspectos em comum, revisita-se a concepção de “esperança” que o educador conceitua como imperativo existencial e histórico de estar no mundo e antídoto contra o fatalismo.

Palabras clave : Paulo Freire; Esperança; Práxis.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )