SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Paulo Freire y los usos de la esperanza: un relato de experienciaPaulo Freire y Guarulhos: la educación popular como conexión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DIAS, Maria José da Silva  y  PESCE, Lucila. Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116952.  Epub 21-Oct-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16952.049.

O artigo tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) junto às demandas educacionais contemporâneas. Para tanto, optou-se pelo estudo da educação brasileira a partir da chave analítica proposta por Paulo Freire, em sua defesa dos processos formativos permanentes. Para além das disposições cultivadas pelas referidas tecnologias e seus impactos nas diversas instâncias sociais, o artigo procura investigar a contextualização das estruturas de poder em que tais tecnologias se assentam, de modo a torná-las aptas ao aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, com vistas à emancipação dos atores escolares.

Palabras clave : Formação permanente; Tecnologias digitais da informação e comunicação; Educação escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )