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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

DIAS, Maria José da Silva  e  PESCE, Lucila. Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116952.  Epub 21-Out-2021. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16952.049.

O artigo tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) junto às demandas educacionais contemporâneas. Para tanto, optou-se pelo estudo da educação brasileira a partir da chave analítica proposta por Paulo Freire, em sua defesa dos processos formativos permanentes. Para além das disposições cultivadas pelas referidas tecnologias e seus impactos nas diversas instâncias sociais, o artigo procura investigar a contextualização das estruturas de poder em que tais tecnologias se assentam, de modo a torná-las aptas ao aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, com vistas à emancipação dos atores escolares.

Palavras-chave : Formação permanente; Tecnologias digitais da informação e comunicação; Educação escolar.

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