SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16Digital technologies and ongoing teacher training: continuity or insurgencies?Pedagogy of the oppressed, by Paulo Freire: eliciting dialogues and reflections from experiences in/with Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PEIXOTO, Jociene Santos  and  GUERRA, Tiago Cavalcante. Paulo Freire e Guarulhos: a educação popular como conexão. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116625.  Epub Feb 09, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16625.064.

Propomos, neste artigo, uma discussão e um registro da passagem de Paulo Freire pela cidade de Guarulhos, município da região metropolitana de São Paulo na década de 1980, logo após o seu exílio. Analisamos a influência do autor na concepção pedagógica da rede de ensino de Guarulhos, especialmente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Movimento de Valorização da Alfabetização (MOVA). A hipótese é de que há uma tentativa da cidade em construir uma história da rede pautada na figura de Paulo Freire. Partimos do método da análise documental do Almanaque MOVA 10 anos, publicado pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, em 2012, em comemoração ao aniversário do movimento. Nele, pudemos encontrar elementos que endossam a articulação com a teoria freiriana e perceber a adoção desses conceitos pela gestão da época, bem como a relação que se estabelecia entre o poder público e o movimento popular.

Keywords : Paulo Freire; MOVA; EJA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )