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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PEIXOTO, Jociene Santos  y  GUERRA, Tiago Cavalcante. Paulo Freire e Guarulhos: a educação popular como conexão. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2116625.  Epub 09-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.16625.064.

Propomos, neste artigo, uma discussão e um registro da passagem de Paulo Freire pela cidade de Guarulhos, município da região metropolitana de São Paulo na década de 1980, logo após o seu exílio. Analisamos a influência do autor na concepção pedagógica da rede de ensino de Guarulhos, especialmente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Movimento de Valorização da Alfabetização (MOVA). A hipótese é de que há uma tentativa da cidade em construir uma história da rede pautada na figura de Paulo Freire. Partimos do método da análise documental do Almanaque MOVA 10 anos, publicado pela Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, em 2012, em comemoração ao aniversário do movimento. Nele, pudemos encontrar elementos que endossam a articulação com a teoria freiriana e perceber a adoção desses conceitos pela gestão da época, bem como a relação que se estabelecia entre o poder público e o movimento popular.

Palabras clave : Paulo Freire; MOVA; EJA.

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