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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
SAVI NETO, Pedro; FARE, Mónica de la e NASCIMENTO, Inês. Ética na pesquisa em Psicologia e Educação em Portugal: contributos para pensar o caso brasileiro. Práxis Educativa [online]. 2021, vol.16, e2115213. Epub 20-Out-2021. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.16.15213.006.
Este artigo apresenta um estudo sobre o modelo português de regulação da conduta em pesquisa nas áreas de Educação e Psicologia com a finalidade de contribuir para o debate brasileiro sobre esse tema. Com relação ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem quanti-qualitativa, baseada na análise documental combinada com a análise hermenêutica objetiva de dados coletados por meio da técnica do survey, utilizada para o levantamento de opiniões de doutorandos em Educação e em Psicologia de Portugal. É possível apontar como principais conclusões do estudo: (1) a semelhança entre os dois modelos no tocante a um enfrentamento majoritariamente normativo da questão ética em pesquisa; e (2) o caráter mais descentralizado do modelo português, que combina orientações gerais transnacionais com normativas setoriais e nacionais, de forma a contemplar uma maior participação das Universidades, das associações representativas das diferentes áreas e dos próprios pesquisadores.
Palavras-chave : Ética na pesquisa; Regulação; Psicologia e Educação; Portugal e Brasil.