SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Wishful thinking: processes of meaning in the discourse of the learning crisis of multilateral organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SEBASTIA-ALCARAZ, Rafael  and  GARCIA-RUBIO, Juan. A coordenação docente na universidade: o caso da formação inicial do futuro professorado de Ciências Sociais na España. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20051.  Epub Aug 27, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20051.079.

A coordenação de professores universitários é um aspecto fundamental para melhorar a formação inicial dos futuros professores do Ensino Médio na Espanha. Na pesquisa que se apresenta, são analisados os conteúdos estudados na especialidade de Ciências Sociais, mas principalmente as atividades que são implementadas nas diferentes disciplinas. Utilizou-se uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com uma análise focada na percepção dos alunos de duas universidades: Universidade de Alicante e Universidade de Valência durante o ano letivo 2020-2021. A pesquisa envolveu aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas, que permitiram o relato por parte dos participantes. Os resultados obtidos mostram a repetição de conteúdos e atividades entre as diferentes disciplinas do Mestrado, bem como a predominância da quantidade sobre a qualidade das últimas, percebendo-se uma mudança significativa para a sua realização cooperativa em pequenos grupos.

Keywords : Coordenação docente; Conteúdos curriculares; Atividades de aprendizagem..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )