SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Wishful thinking: processos de significação no discurso da crise de aprendizagem de organizações multilaterais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SEBASTIA-ALCARAZ, Rafael  e  GARCIA-RUBIO, Juan. A coordenação docente na universidade: o caso da formação inicial do futuro professorado de Ciências Sociais na España. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20051.  Epub 27-Ago-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20051.079.

A coordenação de professores universitários é um aspecto fundamental para melhorar a formação inicial dos futuros professores do Ensino Médio na Espanha. Na pesquisa que se apresenta, são analisados os conteúdos estudados na especialidade de Ciências Sociais, mas principalmente as atividades que são implementadas nas diferentes disciplinas. Utilizou-se uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa), com uma análise focada na percepção dos alunos de duas universidades: Universidade de Alicante e Universidade de Valência durante o ano letivo 2020-2021. A pesquisa envolveu aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas, que permitiram o relato por parte dos participantes. Os resultados obtidos mostram a repetição de conteúdos e atividades entre as diferentes disciplinas do Mestrado, bem como a predominância da quantidade sobre a qualidade das últimas, percebendo-se uma mudança significativa para a sua realização cooperativa em pequenos grupos.

Palavras-chave : Coordenação docente; Conteúdos curriculares; Atividades de aprendizagem..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )