SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A coordenação docente na universidade: o caso da formação inicial do futuro professorado de Ciências Sociais na EspañaA função do “Novo” Ensino Médio na lógica do capital: estratificação, perspectivas e resistências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ROCHADEL, Olivia  e  HOSTINS, Regina Célia Linhares. Wishful thinking: processos de significação no discurso da crise de aprendizagem de organizações multilaterais. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20775.  Epub 27-Ago-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20775.086.

Neste artigo, analisa-se o discurso da crise de aprendizagem nos documentos publicados por organismos multilaterais: Banco Mundial, Comissão de Educação da ONU, Unesco e Unicef, entre 2013 e 2021. Com fundamento na Teoria de Redes Políticas de Stephen Ball e na Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough, identificou-se que a crise anunciada transita, em perspectiva interescalar, entre a ideia de um fenômeno global, justificado por problemas locais, centrado na agência do professor e do aluno. Trata-se um discurso retórico, impregnado de wishful thinking (falácias de esperança), destacando-se: a escola e os professores são os culpados pela crise; as organizações têm soluções para reduzi-la; o enfrentamento requer parcerias envolvendo governos, comunidade escolar, terceiro setor e setor privado, sob liderança das organizações. Os discursos estruturam-se em um Ciclo Estratégico Persuasivo - comoção, sedução, promessa e venda - para convencer leitores e organizar os atores da política educacional em torno da governança em rede.

Palavras-chave : Política Educacional; Crise de aprendizagem; Análise Crítica do Discurso..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )