SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A função do “Novo” Ensino Médio na lógica do capital: estratificação, perspectivas e resistênciasPedagogia da masculinização nos vídeos pornôs: a produção do jovem homem barebacker índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RIBEIRO, Cintya Regina. Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docência. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218509.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18509.024.

Este estudo discute um conjunto de pesquisas educacionais dedicadas particularmente à questão da docência e suas práticas afins, no intuito de explorar os modos como esses trabalhos operam a partir do encontro entre o campo das artes e o pensamento filosófico de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Para tal, propõe-se uma aliança privilegiada com os pesquisadores David Lapoujade e Anne Sauvagnargues, os quais, ao discutirem temas acerca de anômalo, aberrante e animal no pensamento deleuzo-guattariano, viabilizam uma exploração intensiva das ideias de arte e criação implicadas. Aponta-se para os movimentos de transmutação das artes e da instauração de relações de indissociabilidade entre vida, arte e docência. Concluise demarcando a presença de uma vontade poética como um modo perceptivo necessário a essas pesquisas, a fim de lançar a docência ao risco da experimentação do acaso e aos devires dessa indeterminação.

Palavras-chave : Docência; Poética; Pesquisa educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )