SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Poéticas do contingente: alguns ensaios em meio à docênciaA Educação Ambiental na formação inicial de professores/as: contribuições da Pedagogia Crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Danilo Araujo de  e  SALES, Shirlei Rezende. Pedagogia da masculinização nos vídeos pornôs: a produção do jovem homem barebacker. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218522.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18522.027.

Considerando a dimensão educacional dos filmes pornôs, descrevemos e analisamos, neste texto, a pedagogia da masculinização na perspectiva pós-crítica curricular. Compreendemos que currículo não se restringe às disciplinas escolares, mas se constitui em diferentes espaços e artefatos culturais. A metodologia utilizada na investigação articulou elementos da netnografia e da análise do discurso, de inspiração foucaultiana, de quatro páginas do ciberespaço. Na produção de informações, nomeamos um conjunto heterogêneo de ditos, vídeos e imagens publicados em sites de currículo bareback. Neste artigo, nosso foco de análise é um conjunto de vídeos pornôs. O argumento desenvolvido é o de que há, nos vídeos pornôs, divulgados no currículo bareback, uma pedagogia da masculinização, a qual atua por meio de técnicas específicas, de modo a divulgar, ensinar e prescrever um certo modo de ser jovem homem barebacker, aquele que tem suas condutas prescritas pelas normas de gênero, as quais atuam em articulação com a sexualidade.

Palavras-chave : Gênero; Pedagogia; Pornô.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )