SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Pedagogía de la masculinización en los videos porno: la producción del joven barebackerSíntesis sistemática de investigaciones sobre prácticas pedagógicas en Brasil: un análisis de la producción académica de los Programas de Posgrado en Educación Concepto 7 CAPES (2006-2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LOPES, Theóffillo da Silva  y  ABILIO, Francisco José Pegado. A Educação Ambiental na formação inicial de professores/as: contribuições da Pedagogia Crítica. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218558.  Epub 10-Mar-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18558.029.

Este estudo teve como objetivo refletir sobre as contribuições da Pedagogia Crítica para a formação inicial de professores/as. Nesse sentido, buscou-se analisar a relação entre o currículo, a ideologia e a emancipação; em que prática pedagógica se ancora e se espera para alcançarem-se os objetivos almejados da Educação Ambiental; como a colaboração e a participação na produção do conhecimento e de saberes promovem emancipação nos sujeitos envolvidos; e como esses aspectos educacionais carecem de estar presentes na formação inicial de professores/as. Como conclusões, foi possível observar que os elementos educacionais da Pedagogia Crítica, como a compreensão da não neutralidade e dos aspectos políticos e ideológicos no campo curricular e nas práticas pedagógicas, assim como a colaboração na produção do conhecimento que proporciona autonomia e espírito crítico-reflexivo, favorecem as expectativas de uma Educação Ambiental para a emancipação.

Palabras clave : Educação Ambiental; Formação inicial de professores/as; Pedagogia Crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )