SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Schools in rural areas and school concentration measures: the case of the geographical area of Pinhal Interior Sul, Portugal (early 21st century)Relationship with society from a gender perspective: a study in Ecuadorian university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GASPAR, Sofia  and  IORIO, Juliana. Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantes. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e18500.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18500.052.

Partindo de uma perspectiva interseccional, este artigo analisa como certas categorias sociais - origem étnico-racial, nacionalidade e contexto socioeconômico - determinam os percursos de jovens descendentes de imigrantes no acesso a carreiras profissionais artísticas. Os dados baseiam-se em entrevistas semiestruturadas realizadas a jovens de diferentes origens (África, Brasil e Europa de Leste) a residirem em Sintra, Portugal. Os resultados indicam diferenças entre o acesso a profissões relacionadas com as artes, derivadas do entrecruzamento destas categorias sociais. Se, nalguns casos, a intersecção das categorias reproduz a sua posição social desfavorecida e bloqueia o acesso a estas carreiras; noutros casos, a sua posição social é mitigada e o acesso a estas carreiras acaba por ser facilitado. Na conclusão, sugere-se a necessidade de adotar em estudos futuros um paradigma interseccional nos percursos profissionais artísticos de jovens descendentes de imigrantes.

Keywords : Interseccionalidade; Carreiras profissionais artísticas; Descendentes de imigrantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )