SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Percursos intermitentes no acesso a carreiras artísticas entre jovens descendentes de imigrantesExistencialidades na roça instituídas pela ruralidade da presença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

AGUIRRE, María Cristina Useche et al. Vinculando-se à sociedade a partir de uma perspectiva de gênero: um estudo no escola superior equatoriano. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19241.  Epub 24-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19241.043.

O objetivo deste trabalho foi descrever as ações de ligação com a sociedade ou extensão a partir de uma perspectiva de gênero, empreendidas pela Universidade Católica de Cuenca, no ambiente da Covid-19. A partir de uma pesquisa empírica e analítica, o método do estudo de caso foi aplicado com técnicas quantitativas e qualitativas baseadas na análise bibliográfica de registros e de relatórios institucionais, coleta de dados por meio de um questionário estruturado com Escala Likert e uma entrevista aprofundada. Os resultados mostram que a instituição realiza atividades para divulgar e promover a abordagem de gênero; no entanto, existe uma falta de conhecimento dentro da comunidade universitária, mesmo em oposição às respostas predominantemente favoráveis. Da mesma forma, foi identificado o protagonismo de projetos nas áreas sociais e de cuidado, nos quais não há evidência de representação feminina, embora haja reconhecimento. Esse panorama é acentuado pela ausência de mecanismos de acompanhamento e de controle nas atividades de vinculação que se referem à igualdade de gênero, ratificando que a universidade requer um sistema de indicadores que permita fortalecer e orientar os esforços e os recursos institucionais.

Palavras-chave : Gênero; Relação com a sociedade; Ensino Superior.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )