SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Vinculando-se à sociedade a partir de uma perspectiva de gênero: um estudo no escola superior equatorianoBarracão de Alegorias e Etnomatemática: práticas e reflexões pedagógicas no Carnaval de Florianópolis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MOTA, Charles Maycon de Almeida  e  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Existencialidades na roça instituídas pela ruralidade da presença. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19349.  Epub 24-Maio-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19349.038.

Neste estudo, busca-se compreender como professores/as que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência a partir da ruralidade da presença. Utiliza-se como método a Pesquisa Narrativa, com ênfase no movimento biográfico-narrativo, associada à abordagem qualitativa e ancorada nas bases da fenomenologia e da hermenêutica. Os dispositivos de pesquisa tomados como possibilidade de recolha e de produção de dados se configuram em torno das entrevistas narrativas e das etnografias na roça. Conclui-se que a ruralidade da presença se mostrou como possibilidade de tradução de sentidos do viver a roça e de reunir condições de desver a roça que cada pessoa produz, se colocando como assenhoramento de ruralidades diversas que cada pessoa que mora na roça toma para representar e significar seus modos de existir no rural e produzir a vida e suas experiências com e na roça.

Palavras-chave : Ruralidade da presença; Pesquisa Narrativa; Docência na roça.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )