SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Carnival shed of floats and Ethnomathematics: pedagogical practices and reflections in the Carnival of FlorianópolisDetailed textual analysis of the Brazilian Inclusion Law: perspectives and advances in relation to the rights of people with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

COPPI, Marcelo et al. O uso de tecnologias digitais em educação: caminhos de futuro para uma educação digital. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e19842.  Epub May 24, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19842.055.

Este estudo pretendeu: identificar plataformas e tecnologias digitais (PTD) mais utilizadas em atividades escolares; verificar efeitos da pandemia, devida à COVID-19, no seu uso; sistematizar vantagens ou contributos e problemas/dificuldades encontrados. Dados de questionários respondidos por 1753 professores e 2041 alunos de escolas públicas portuguesas revelaram o aumento da frequência de uso das PTD, para fins e objetivos idênticos à pré-pandemia. Ambos os grupos consideraram que as PTD promovem práticas educativas inovadoras, sendo o acesso à internet e a falta de conhecimentos nesta área um obstáculo. Durante a quarentena, os professores referiram sobretudo a falta de comunicação com alunos e a desigualdade social e os alunos a dificuldade de compreensão das matérias e a falta de contacto com colegas e professores. Conclui-se ser necessário investir no acesso generalizado à internet e às PTD e no desenvolvimento de competências digitais de professores e alunos, por forma a diminuir as desigualdades sociais.

Keywords : Tecnologias digitais; Educação Básica; Educação digital.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )