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Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CAMPOS, Névio de. Pierre Bourdieu e a questão dos intelectuais. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20234.  Epub 24-Mayo-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20234.056.

Bourdieu e a questão dos intelectuais são o objeto deste artigo, cuja preocupação é produzir uma interlocução entre a história intelectual e a teoria dos campos. Apoia-se em Meditações pascalianas e A ontologia política de Martin Heidegger, sem deixar de mencionar suas outras produções e as discussões da historiografia no que diz respeito ao problema dos intelectuais. Faz-se uma incursão nessas duas obras para evidenciar a crítica à tradição escolástica, especialmente à história da filosofia e à história das ideias, bem como sublinhar a fecundidade de sua sociologia dos intelectuais aos escritos da história intelectual. O movimento analítico bourdieusiano permite identificar, no pensamento heideggeriano, as homologias indiretas (eufemizadas) entre problemas filosóficos e questões políticas, assim como as homologias diretas entre interesses políticos e elementos do campo de produção cultural nos escritos de intelectuais de estratos intermediários (mediadores e despertadores), como testemunham aqueles que difundiam o “humor völkisch”.

Palabras clave : Bourdieu e teoria dos campos; Sociologia dos intelectuais; História intelectual.

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