SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Pierre Bourdieu and the issue of the intellectuals(Almost) anthropophagic reflections on unequal teachers’ remuneration in Brazil and the United States of (North) America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula  and  STRECK, Danilo Romeu. Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20159.  Epub Jan 20, 2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20159.087.

Este artigo discute as contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia neo-humanista proposta por Prabhat Ranjan Sarkar, perspectiva pouco explorada. Trata, ainda, do movimento de internacionalização que Freire forjou no exílio até chegar à Índia. Baseia-se em obras de Freire, entrevistas e artigos que abordam sua experiência na Índia, obras de Sarkar e estudiosos de internacionalização. Freire identificou muitas diferenças culturais, enfatizando a necessidade de um projeto educativo comprometido com a libertação das castas oprimidas e a participação dos oprimidos no processo. Sua interlocução com Organizações não Governamentais fortaleceu experiências educativas locais de libertação, sobretudo em áreas rurais. Freire e Sarkar estão ontologicamente conectados ao anunciarem uma práxis voltada à transformação social, ancorada em uma visão universalista, sustentável e socialmente justa, na defesa de uma educação libertadora, baseada na interculturalidade, na ética, na ciência, na filosofia e na espiritualidade.

Keywords : Paulo Freire; Experiências educativas na Índia; Prabhat Ranjan Sarkar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )