SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Pierre Bourdieu e a questão dos intelectuaisReflexões (quase) antropofágicas sobre remunerações desiguais de docentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (do Norte) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula  e  STRECK, Danilo Romeu. Contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia de Prabhat Ranjan Sarkar: expressões de internacionalização. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20159.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20159.087.

Este artigo discute as contribuições de Paulo Freire na Índia e suas conexões com a filosofia neo-humanista proposta por Prabhat Ranjan Sarkar, perspectiva pouco explorada. Trata, ainda, do movimento de internacionalização que Freire forjou no exílio até chegar à Índia. Baseia-se em obras de Freire, entrevistas e artigos que abordam sua experiência na Índia, obras de Sarkar e estudiosos de internacionalização. Freire identificou muitas diferenças culturais, enfatizando a necessidade de um projeto educativo comprometido com a libertação das castas oprimidas e a participação dos oprimidos no processo. Sua interlocução com Organizações não Governamentais fortaleceu experiências educativas locais de libertação, sobretudo em áreas rurais. Freire e Sarkar estão ontologicamente conectados ao anunciarem uma práxis voltada à transformação social, ancorada em uma visão universalista, sustentável e socialmente justa, na defesa de uma educação libertadora, baseada na interculturalidade, na ética, na ciência, na filosofia e na espiritualidade.

Palavras-chave : Paulo Freire; Experiências educativas na Índia; Prabhat Ranjan Sarkar..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )