SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Reflexões (quase) antropofágicas sobre remunerações desiguais de docentes no Brasil e nos Estados Unidos da América (do Norte)A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em ação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ZANON, Denise Puglia  e  CARTAXO, Simone Regina Manosso. Curricularização da extensão nas Licenciaturas. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e20796.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.20796.093.

Este artigo teve como objetivo apresentar os significados sobre curricularização da extensão nas Licenciaturas assumidos por diferentes sujeitos na e da Universidade. É parte de um estudo mais amplo sobre o processo de curricularização da extensão para as Licenciaturas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Como fundamentos para a compreensão e a defesa da extensão universitária, toma-se o conceito de dialogicidade em Freire (1969, 1987a, 1987b, 2001) e da teoria da ação comunicativa em Habermas (1997, 2012a, 2012b). De abordagem qualitativa, este estudo foi realizado por meio de entrevista semiestruturada com 17 pessoas, dentre estas, profissionais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), participantes da comissão de curricularização e de propostas extensionistas. Para a análise dos dados, definiu-se a ferramenta das pretensões de validade, a partir de Habermas (2012a), que incide sobre a relação entre as pretensões de validade e os registros do diálogo com os participantes da pesquisa. Os resultados indicam que prevaleceram os seguintes aspectos: a) concepção de extensão acadêmica, crítica e prestadora de serviços; b) indissociabilidade entre os elementos do tripé universitário, que é uma proposição entre os entrevistados, nos documentos e nos referenciais; entretanto, ainda não se materializou e esbarra na concepção de currículo tradicional, disciplinar e, também, na ênfase das práticas de ensino e de pesquisa na formação inicial.

Palavras-chave : Extensão universitária; Curricularização da extensão; Licenciatura..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )