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Práxis Educativa
versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
LIMA, Iana Gomes de; GANDIN, Luís Armando; ROSA, Luis Felipe y SANTOS, Gabriel Dias dos. A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em ação. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e21141. Epub 20-Ene-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21141.094.
Neste artigo, apresentamos uma rede de atores que defendem a educação domiciliar no Brasil. Nosso objetivo é contribuir para a identificação dos atores e para a compreensão da educação domiciliar em si bem como para o entendimento do movimento conservador brasileiro, que se manifesta em uma aliança conservadora. Para tanto, trazemos o contexto do avanço do conservadorismo no Brasil, por meio de um complexo referencial teórico. Na sequência, trazemos um panorama sobre a educação domiciliar no Brasil e no mundo. Na seção seguinte, tratamos da metodologia da pesquisa que gerou este artigo, apresentando a forma como foram coletados os dados utilizados na elaboração do mapeamento da rede estudada. Por fim, apresentamos a rede da educação domiciliar no Brasil, situando atores e oferecemos considerações finais. Concluímos que a defesa da educação domiciliar conta com argumentos característicos de distintos grupos, mostrando a potencialidade do conceito de aliança conservadora e de articulação para análise e compreensão do conservadorismo brasileiro.
Palabras clave : Educação domiciliar; Conservadorismo; Análise de redes..