SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Curricularização da extensão nas LicenciaturasO nome da flor: diálogos entre Paulo Freire, Francisco Brennand e as decolonialidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LIMA, Iana Gomes de; GANDIN, Luís Armando; ROSA, Luis Felipe  e  SANTOS, Gabriel Dias dos. A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em ação. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e21141.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21141.094.

Neste artigo, apresentamos uma rede de atores que defendem a educação domiciliar no Brasil. Nosso objetivo é contribuir para a identificação dos atores e para a compreensão da educação domiciliar em si bem como para o entendimento do movimento conservador brasileiro, que se manifesta em uma aliança conservadora. Para tanto, trazemos o contexto do avanço do conservadorismo no Brasil, por meio de um complexo referencial teórico. Na sequência, trazemos um panorama sobre a educação domiciliar no Brasil e no mundo. Na seção seguinte, tratamos da metodologia da pesquisa que gerou este artigo, apresentando a forma como foram coletados os dados utilizados na elaboração do mapeamento da rede estudada. Por fim, apresentamos a rede da educação domiciliar no Brasil, situando atores e oferecemos considerações finais. Concluímos que a defesa da educação domiciliar conta com argumentos característicos de distintos grupos, mostrando a potencialidade do conceito de aliança conservadora e de articulação para análise e compreensão do conservadorismo brasileiro.

Palavras-chave : Educação domiciliar; Conservadorismo; Análise de redes..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )