SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A rede da educação domiciliar no Brasil: a aliança conservadora em açãoCoordenação Pedagógica: atuação junto aos professores para a inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PELOSO, Franciele Clara; SCORTEGAGNA, Paola Andressa  e  MOTA NETO, João Colares da. O nome da flor: diálogos entre Paulo Freire, Francisco Brennand e as decolonialidades. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e21395.  Epub 20-Jan-2023. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.21395.095.

Este artigo resulta de uma investigação no âmbito de Pós-doutorado que objetivou compreender como as artes visuais e as estéticas delas decorrentes contribuem para processos de colonização e/ou decolonização. Trata-se de um ensaio teórico que explora alguns conceitos e categorias presentes nos estudos decoloniais e freirianos como suporte para pensar as artes visuais e as estéticas delas decorrentes a partir de um diálogo com o artista Francisco Brennand e sua obra. Afirma-se a necessidade de compreender a arte e os processos criativos de imagens e de diferentes linguagens como caminhos dialógicos e de reexistência, como possibilidade de enfrentamento e como superação aos ditames coloniais.

Palavras-chave : Arte; Decolonialidade; Francisco Brennand; Paulo Freire..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )