SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Education for Ethnic-Racial relations in Physical Education research and initial training: a state of knowledgeEthnic-racial issues in the school environment: reflections from theses and dissertations on pedagogical practices developed in Basic Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PONCE, Branca Jurema  and  FERRARI, Alice Rosa de Sena. Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219390.  Epub Feb 23, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19390.005.

O artigo aborda os resultados de uma pesquisa que envolveu educadores de uma escola pública. O objetivo é apresentar a necessária introdução da Educação para as relações étnico-raciais nos currículos escolares a partir de práticas descolonizadoras e de reconhecimento e pertencimento dos sujeitos. O texto insere-se na luta contra o silenciamento do racismo e no enfrentamento de violências que naturalizam o preconceito e a discriminação. A pesquisa assume uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos foram definidos a partir de Gil (2008) e Brandão (2003), e a análise de conteúdo baseou-se em Bardin (2016). Os preceitos da Justiça Curricular e os princípios da Educação para as relações étnico-raciais formam a base teórica para as abordagens analíticas realizadas. Na conclusão, o artigo destaca a Justiça Curricular e a Educação para as relações-étnico raciais como possibilidades de luta pela superação do racismo.

Keywords : Superação do racismo; Educação para as relações étnico-raciais; Justiça Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )