SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica“Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SOUZA, Ana Laura Bonini Rodrigues de; CASTRO, Rosane Michelli de  e  SANTIAGO, Flávio. O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218825.  Epub 23-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18825.007.

O presente artigo tem por objetivo contribuir, a partir dos diálogos com os estudos sobre a branquitude e com os aportes teóricos do feminismo negro, com o campo da Educação. Para tanto, partese de uma análise de cunho qualitativo, inspirados pela história oral, e traz-se para a cena relatos orais de professoras que atuaram na Educação Básica. Os dados apontam para a manutenção das hierarquias impostas pela branquitude e explicitam as marcas raciais transpostas mesmo sobre o processo de flexibilização das desigualdades de gênero.

Palavras-chave : Branquitude; Feminismo Negro; Docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )