SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas“Demarcar as universidades”: povos indígenas e ações afirmativas na Pós-Graduação brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Iris Verena; LIMA, Jeane Matos Araújo  e  SANTOS, Geniclécia Lima dos. “Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218362.  Epub 23-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18362.008.

Este texto trata dos encontros ocorridos entre universidade e escola, atravessados pela literatura produzida por escritores/as negros/as, com destaque para a obra de Conceição Evaristo. A partir de interpelações apresentadas por professoras da Educação Básica em atividades acadêmicas na universidade, o genocídio da juventude negra é abordado como questão de currículo na formação de professores/as. Nesse sentido, apresenta-se o relato da realização de uma Mostra de Literatura, a partir de articulações construídas no espaço escolar e na universidade, mobilizadas pelo acesso à arte. Defende-se que os impactos curriculares da Mostra extrapolam o tratamento de questões étnico-raciais na escola como temática, pela proposição de experiências estéticas produzidas pelo encontro. Os desafios metodológicos na pesquisa em Educação são vistos de modo a propor o conceito de “escrevivências” como operador teóricometodológico atravessado pelas concepções de afecto e pelos agenciamentos coletivos.

Palavras-chave : Escrevivências; Juventude negra; Currículo; Afecto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )