SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17The meaning of the black person in teaching materials: a semantic analysis of activities related to the National Day of Black ConsciousnessA decolonial possibility to think about the constitution of the caboclo ethos in the Western Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MACHADO, Adilbênia Freire  and  OLIVEIRA, Lorena Silva. Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219478.  Epub Feb 23, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19478.011.

Este ensaio é mais que tudo um convite, uma mensagem que parte de nossos chãos de pertencimentos, de nossas experiências na busca de aprendermos a ler o mundo para além do que as peles de papel (livros) nos dizem. Forjando outros modos de aprender / ensinar, de construir uma educação afrorreferenciada mediada pelas filosofias africanas que são tecidas por tradições, valores e culturas preservadas e transmitidas por memórias ancestrais bordadas em nossos corpos, em práticas cotidianas de solidariedade, de cuidado, de respeito à natureza, as nossas sensibilidades, à ancestralidade. É convite à escuta sensível, ao aprender ouvindo as pessoas anciãs que nos apresentam ferramentas outras para construção de uma educação para as relações étnico-raciais harmônica, plural e integradora.

Keywords : Senioridade; Metodologias Afrorreferenciadas; Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )