SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17El significado del negro en materiales didácticos: un análisis semántico de las actividades relacionadas con el Día Nacional de la Conciencia NegraUna posibilidad decolonial para pensar en la constitución del ethos caboclo en el Oeste de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión impresa ISSN 1809-4031versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MACHADO, Adilbênia Freire  y  OLIVEIRA, Lorena Silva. Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219478.  Epub 23-Feb-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19478.011.

Este ensaio é mais que tudo um convite, uma mensagem que parte de nossos chãos de pertencimentos, de nossas experiências na busca de aprendermos a ler o mundo para além do que as peles de papel (livros) nos dizem. Forjando outros modos de aprender / ensinar, de construir uma educação afrorreferenciada mediada pelas filosofias africanas que são tecidas por tradições, valores e culturas preservadas e transmitidas por memórias ancestrais bordadas em nossos corpos, em práticas cotidianas de solidariedade, de cuidado, de respeito à natureza, as nossas sensibilidades, à ancestralidade. É convite à escuta sensível, ao aprender ouvindo as pessoas anciãs que nos apresentam ferramentas outras para construção de uma educação para as relações étnico-raciais harmônica, plural e integradora.

Palabras clave : Senioridade; Metodologias Afrorreferenciadas; Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )