SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17A significação do negro em materiais didáticos: uma análise semântica de atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência NegraUma possibilidade decolonial para pensar a constituição do ethos caboclo no Oeste de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MACHADO, Adilbênia Freire  e  OLIVEIRA, Lorena Silva. Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219478.  Epub 23-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19478.011.

Este ensaio é mais que tudo um convite, uma mensagem que parte de nossos chãos de pertencimentos, de nossas experiências na busca de aprendermos a ler o mundo para além do que as peles de papel (livros) nos dizem. Forjando outros modos de aprender / ensinar, de construir uma educação afrorreferenciada mediada pelas filosofias africanas que são tecidas por tradições, valores e culturas preservadas e transmitidas por memórias ancestrais bordadas em nossos corpos, em práticas cotidianas de solidariedade, de cuidado, de respeito à natureza, as nossas sensibilidades, à ancestralidade. É convite à escuta sensível, ao aprender ouvindo as pessoas anciãs que nos apresentam ferramentas outras para construção de uma educação para as relações étnico-raciais harmônica, plural e integradora.

Palavras-chave : Senioridade; Metodologias Afrorreferenciadas; Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )