SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17School, resignification, decolonization: narratives of Kaingang students on Brazil’s Southern borderTowards an anti-racist Physical Education: the protagonism of CEAFRO from Vitoria and Cariacica in Espírito Santo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

Print version ISSN 1809-4031On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

FERREIRA, Thais de Jesus  and  PAULA SILVA, Maria Cecilia de. Poética do movimento e interculturalidade quilombola: corpo e danças decoloniais na perspectiva freireana. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218536.  Epub Feb 23, 2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18536.018.

Neste artigo, analisaram-se danças decoloniais quilombolas na perspectiva freireana, a partir da investigação das matrizes estéticas e motrizes culturais constituintes do samba de roda e fandango caiçara. Considerou-se como a textualização dos corpos de quilombolas expressam a perspectiva decolonial da dança. Trata-se de pesquisa histórica do tempo presente. Utilizaram-se referenciais teóricos e observações de práticas artístico-culturais de danças quilombolas, mais especificamente o samba de roda do Quilombo Buri, Bahia; e o fandango do Quilombo Batuva, Paraná. Concluiu-se que a interculturalidade expressa nos sentidos e nos significados das danças decoloniais desvela historicidade e memórias do Atlântico negro e da diáspora e se atualiza no tempo presente. O samba de roda do Quilombo Buri revela a produção do interconhecimento que evidencia salvaguarda da cultura, resistência e reinvenção dos saberes. No Quilombo Batuva, registros da dança decolonial são históricos. Fandango não compõe as práticas artístico-culturais do quilombo, mas ele significa e traduz as relações de educação, corpo e cultura da comunidade.

Keywords : Dança; Decolonialidade; Quilombo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )