SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Escola, ressignificação, descolonização: narrativas de estudantes Kaingang na fronteira Sul do BrasilPor uma Educação Física antirracista: o protagonismo da Ceafro de Vitória e de Cariacica no Espírito Santo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FERREIRA, Thais de Jesus  e  PAULA SILVA, Maria Cecilia de. Poética do movimento e interculturalidade quilombola: corpo e danças decoloniais na perspectiva freireana. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2218536.  Epub 23-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.18536.018.

Neste artigo, analisaram-se danças decoloniais quilombolas na perspectiva freireana, a partir da investigação das matrizes estéticas e motrizes culturais constituintes do samba de roda e fandango caiçara. Considerou-se como a textualização dos corpos de quilombolas expressam a perspectiva decolonial da dança. Trata-se de pesquisa histórica do tempo presente. Utilizaram-se referenciais teóricos e observações de práticas artístico-culturais de danças quilombolas, mais especificamente o samba de roda do Quilombo Buri, Bahia; e o fandango do Quilombo Batuva, Paraná. Concluiu-se que a interculturalidade expressa nos sentidos e nos significados das danças decoloniais desvela historicidade e memórias do Atlântico negro e da diáspora e se atualiza no tempo presente. O samba de roda do Quilombo Buri revela a produção do interconhecimento que evidencia salvaguarda da cultura, resistência e reinvenção dos saberes. No Quilombo Batuva, registros da dança decolonial são históricos. Fandango não compõe as práticas artístico-culturais do quilombo, mas ele significa e traduz as relações de educação, corpo e cultura da comunidade.

Palavras-chave : Dança; Decolonialidade; Quilombo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )