SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Reflexões decoloniais sobre as relações étnico-raciais nas provas de espanhol do Enem (2010-2020)Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

DANTAS JUNIOR, Jorge Ferreira. Para um ensino de Física afrocentrado no currículo do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal. Práxis Educativa [online]. 2022, vol.17, e2219347.  Epub 23-Fev-2022. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.17.19347.021.

Neste trabalho, foi realizada uma análise documental com o objetivo de identificar como são tratados nos currículos de Física do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Eunápolis, os conteúdos de História e Cultura Afro-indígena. O referencial teórico está embasado nas teorias do currículo multicultural e decolonial e na afrocentricidade, além das bases curriculares nacionais para o ensino de Física no Ensino Médio profissional. As análises indicam que, diante da predominância de cálculos e da visão eurocêntrica de construção do conhecimento científico, não há, no currículo, nada sobre filosofia e história das ciências que contemple narrativas sobre grupos historicamente marginalizados. A construção de um currículo afrocentrado e decolonial atenderá as questões legais e históricas, além de uma problematização constante entre os professores de Física.

Palavras-chave : Currículo de Física; Afrocentricidade; Decolonial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )